Verdadeiramente, descartável.
- Andressa Lopes
- 5 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Uma das questões que mais me machuca e que frequentemente surge nas conversas entre mulheres pretas é por que as pessoas desistem de nós tão facilmente. Conheço mulheres pretas incríveis que entraram em relacionamentos maravilhosos (seja com homens ou mulheres, negros ou brancos) e, após alguns meses, estavam sofrendo com o término abrupto.
Lembro-me de uma época em que eu me relacionava muito com pessoas brancas e suportava de tudo, mas na minha primeira falha ouvia coisas como "então... não dá mais", "não combinamos", "gosto da minha liberdade, prefiro ficar solteiro". Logo depois, começavam um relacionamento sério com outra pessoa branca. Era mais um término doloroso para superar. Sempre foi muito fácil para os homens desistirem de mim, e isso me fez, por anos, me esforçar muito mais e aceitar muitas coisas ruins na tentativa de manter relações. Essa é a solidão da mulher preta, conhece?
No fim, as pessoas me faziam acreditar que eu era desajustada, desequilibrada, feia, problemática, desinteressante, difícil de amar. Mesmo eu suportando tudo, engolindo até racismo dos amigos deles sem reclamar, entre outras coisas, a sensação era sempre de que eu nunca seria amada verdadeiramente. Sabe aquele amor em que a pessoa faz de tudo por você, te aceita como você é e, principalmente, te defende? Sempre senti falta disso. Por anos senti (e ainda sinto?) a falta de ser cuidada assim.
EU SEMPRE QUIS SER DEFENDIDA.
Isso me leva a refletir: em um momento de crise, quem defende a mulher retinta?
Todos os dias aprendemos um pouco mais sobre afetividade e relacionamentos. Hoje faço de tudo para não repetir com os outros o comportamento que faziam (fazem?) comigo. Ame sua mulher preta. Se ela errar, esteja com ela, cuide dela.
Comments